V

Sambas-enredo
da cidade da Bahia

V

Registro de memórias

Compositor

Salvador Oliveira

Salvador Oliveira, ou Salvador Batucada, como também era conhecido no meio do samba e do Carnaval, foi um dos grandes compositores de samba do carnaval de Salvador, tendo legado à memória musical do Reinado de Momo obras para cordões, blocos, escolas e samba, blocos de índio e blocos de samba. Em uma nota publicada no Diário de Notícias em 1975, no período pré-carnavalesco, por exemplo, é possível constatar a criação de obras, por parte do sambista, para blocos como Secos e Molhados, Eles e Elas, Divinas e Maravilhosas e Românticos.

O destaque daquele informe, contudo, era mesmo para a composição que havia feito para os Filhos do Tororó visando aquele Carnaval, “Memórias de Mestre Bimba”, samba-enredo que permaneceu inédito até a presente data, sendo gravado para este projeto por seu irmão Paulinho do Reco.

Além do samba que fez para o Tororó, sua escola do coração, Salvador Oliveira também compôs, junto a Hamilton Lima e Luiz Fernando Pinto, o samba-enredo “Casa Grande e Senzala”, um ano antes, em 1974, para os Diplomatas de Amaralina.

Sambas-enredo: